sábado, 9 de abril de 2011

CÃIMBRAS NA GRAVIDEZ

Por que elas aumentam na gravidez?Na gravidez, no segundo e terceiro trimestre, a barriga começa a pesar, e a postura da gestante se modifica para ela poder se equilibrar com esse peso a mais. Além disso, o esforço extra que a mamãe tem que fazer para carregar essa barriga causa um cansaço nos seus músculos, principalmente das pernas e das costas.
Nesses últimos trimestres, o neném também começa a “roubar” muito cálcio da mãe para fazer seus ossos, resultando numa diminuição de cálcio no sangue materno, que pode predispor a ter mais câimbras.
O que você pode fazer para diminuir a freqüência das câimbras?
Tenha uma alimentação rica em cálcio, comendo leite e/ou seus derivados (queijo, iogurte, etc) pelo menos três vezes por dia. Se você não gosta desses alimentos, peça ao seu obstetra um suplemento de cálcio.
Evite o consumo de refrigerantes, pois eles têm muito fósforo, que rouba o lugar do cálcio dentro do organismo.
Faça exercícios físicos, sempre alongando seus músculos antes e depois da atividade. Assim, você fortalece seus músculos, e eles não sentem tanta dificuldade em carregar esse peso extra da barriga.
Mesmo que você não tenha feito exercícios no dia, alongue seus músculos, especialmente das costas e das pernas, antes de dormir.
Atenção para uma postura correta, com as costas eretas
Ao sentar, sempre apóie os pés no chão, não fique com as pernas cruzadas. Tente ficar mexendo os tornozelos e pés quando estiver sentada para não deixá-los na mesma posição por muito tempo.
Não ande de salto alto.
Durma com os pés ligeiramente elevados para ajudar o retorno venoso (o sangue voltar para o coração). Tente mudar de posição, pois ficar sempre na mesma posição pode predispor as câimbras.
Peça para seu companheiro fazer massagem nas costas e pernas, para relaxar os músculos.
O que fazer para aliviar a dor na hora da câimbra?
Alongue o músculo acometido por bastante tempo. No começo dói mais, mas depois acaba melhorando.
Depois que passar a dor aguda, faça massagem no músculo para relaxá-lo.
Coloque uma bolsa de água quente, ou tome um banho gostoso para relaxar.
Ás vezes dar uma caminhada também ajuda.
E se a dor não melhorar?
Se a dor não melhorar, ou piorar com essas medidas, você deve procurar um médico imediatamente. A permanência ou piora da dor é um sinal de alerta que alguma coisa mais grave pode estar acontecendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário