sábado, 9 de abril de 2011

Ainda e dificio de a custuma quantas vezes você tera que a corda....

Toca o despertador e você pensa que depois de uma longa noite de sono você acordará descansada e renovada para mais um novo dia. E aí você percebe que está acompanhada de uma chata dor de cabeça. Puxa vida, de novo aquela dorzinha de cabeça que vem incomodando com mais freqüência agora que estou grávida? Justo agora que os remédios devem ser controlados?
Pois é, a dor de cabeça é bastante comum nas mulheres grávidas. Eu mesma sofri disso na segunda gravidez. Quase procurei um neurologista já que eu a tinha frequentemente, mas com a orientação da minha médica passei a controlar melhor esse mal que me acompanhou principalmente no segundo trimestre da minha gravidez.
Já que você não pode ficar tomando remédio assim quando te dá na veneta, a melhor coisa a se fazer é tentar evitar que ela apareça. Por exemplo, não fique períodos longos sem comer pois a falta de açúcar (hipoglicemia) causa a maldita dor. Isso mesmo, fome e falta de comida causa cefaléia. Leve com você lanchinhos saudáveis para você comer entre as refeições.
Outra coisa comum que pode causar dor de cabeça nas grávidas é o cansaço. Principalmente no primeiro trimestre  a gestante tem muito sono, e resistir a ele e não dormir pode dar chance para o azar. Se você puder tire uns pequenos descansos ao longo do dia, deitando ou mesmo sentada com as pernas para o alto já ajuda. Ah! Mas tem uma coisa, dormir demais também pode causar dor de cabeça. Então equilíbrio é a palavra da vez.
E no terceiro trimestre a barriga começa a pesar causando também bastante fadiga. Continue tirando esses pequenos repousos mesmo depois de um segundo trimestre maravilhoso sem muitas intercorrências.
No meu caso, o que causava a dor de cabeça era algo parecido com sinusite. Na verdade eu nem sabia se era mesmo, mas  os seios da face doíam um pouco, além é claro do nariz entupir. E como tudo isso era muito freqüente, eu não queria ficar tomando analgésico e nem remédio para desentupir o nariz, que pode ser prejudicial durante a gestação.
Primeira coisa que eu fazia era manter minhas narinas hidratadas com soro fisiológico, sem descongestionante. Lavava meu nariz várias vezes ao dia, mas não eram algumas gotinhas não, eu jorrava o soro numa narina e ela saia na outra. Além disso eu tentava dormir com a cabeça um pouco elevada para respirar melhor. Para mim isso ajudava bastante.
E outra coisa que eu fazia muito e faço até hoje é beber muito líquido, pode ser suco, chá ou mesmo água. Também é ótimo.
Mas se a dor não passar  de jeito nenhum por um longo período de tempo pergunte para seu ginecologista o que você deve fazer, não custa nada.

Um comentário:

  1. Meninas, gostei do tema de vocês, mas muito cuidado com os erros de português e não se esqueçam de citar as fontes bibliográficas!!!
    Bjim, profª Núbia.

    ResponderExcluir